Um dos mais importantes festivais de arte do corpo, dança e performance da América Latina, o Festival Panorama celebra seus 30 anos com uma edição presencial potente após dois anos em formato online. Com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, o evento teve sua noite de abertura no dia 20 de dezembro de 2022 e, a partir de 13 de janeiro, retoma a programação em espaços icônicos da cidade.
Saiba como foi a noite de abertura, no Espaço Cultural Sérgio Porto.
Com grandes nomes da dança contemporânea brasileira, o Panorama ocupará endereços tão diversos quanto o Teatro João Caetano e o Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, o Museu de Arte do Rio (MAR), a Praça Tiradentes e as Arenas Dicró e Fernando Torres, revisitando sua própria história na cidade e evidenciando temáticas e práticas das danças de ontem, de hoje e de amanhã.
Nos dias 13 e 14 de janeiro, a Lia Rodrigues Companhia de Danças faz a estreia de Encantado nos teatros cariocas. O público poderá assistir, no Teatro João Caetano, ao espetáculo que fez uma breve temporada no Centro de Artes da Maré e acaba de encerrar uma aclamada turnê internacional. É a homenagem do Panorama 30 Anos à Lia Rodrigues, fundadora do festival.
Confira a programação completa aqui!
Reforçando a vocação de levar a dança também para debates teóricos desde sua primeira edição, o Festival Panorama realiza o seminário Corpos da História, com curadoria de Nayse López e Camilla Rocha Campos. Em dois ciclos de conversas, os diferentes corpos, cores e movimentos são trazidos para o centro do debate sobre a construção da sociedade brasileira. Os encontros acontecem dias 13 e 14, 20 e 21 de janeiro, no MAR. Em breve traremos mais informações sobre essa programação.
Celebrando a volta à sua versão presencial, o Festival Panorama também abre espaço para trabalhos em colaboração por meio de residências artísticas com criadores de fora do Rio de Janeiro. Os formulários de inscrição estarão disponíveis nos próximos dias também aqui no site e os resultados poderão ser vistos dentro da programação do festival.
Ah, sim! Importante lembrar que o Panorama mantém a tradição de democratizar a arte: todas as atrações têm entrada franca ou preços acessíveis (até R$ 30).