• Pessoas de mãos dadas em diferentes posições, formando uma corrente humana. Cerca de 10 pessoas.
  • Pessoas formam corrente humana. outro grupo, sentado, assiste à performance.
  • Imagem mostra busto de pedra de costas. Estátua tem um cocar vermelho.
  • Duas mulheres de pé se colocam uma a cada lado de um busto de pedra vestido com roupas e acessórios indígenas. Elas estão equidistantes da estátua, olhando para a frente.

Fotos de © Patrícia Almeida © Pedro Ivo @  Edgar Kanaykõ

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Parte importante da história dos 30 anos do Festival Panorama, as residências artísticas estão de volta à programação depois de dois anos de edições online do festival. Celebrando o retorno às práticas e encontros presenciais, o Panorama abre a oportunidade de trabalhar em colaboração com criadores brasileiros gratuitamente. São aproximadamente 60 vagas voltadas para pessoas, artistas e não artistas que se interessem em experimentar processos coletivos de criação de performance. Abaixo estão as informações completas sobre cada atividade e os respectivos formulários de inscrições. 

LOOPING: RIO OVERDUB | FELIPE ASSIS, RITA AQUINO, LEONARDO FRANÇA (BA)

Data: 11 e 12 de janeiro

Horário: 17h às 22h

Local: sede da Cia. de Mystérios e Novidades (Rua Pedro Ernesto, 21 – Gamboa)

Apresentação de resultados no dia 13 de janeiro, às 20h30

Festa, dança e política. As festas de largo de Salvador e suas contradições são a paisagem predominante deste projeto, que emerge do encontro entre pensamento sonoro e pensamento coreográfico e adquire novas cores e sotaques em cada cidade. Looping constitui um estudo do tempo: repetição e acumulação. Movimentos de tensão e distensão da cultura, através de procedimentos que organizam sonoridades, corpos e espaços. Assim como nas ruas, o que está em jogo são arranjos coletivos através de uma participação estético-política. Looping: Rio Overdub é uma edição especial que comemora os 30 anos do Festival Panorama com a participação de artistas locais. 

Público: pessoas, artistas e não artistas que se interessem em experimentar processos coletivos de criação de performance. Experiência com dança é um diferencial, mas não um requisito obrigatório. 

Inscrições: até 8 de janeiro

Resultado de seleção: 9 de janeiro

Link para inscrições: https://forms.gle/vsfnUBzGFbRVsfFf6

***

KA’ADELA – AÇÃO COLETIVA DE CONTRA-ATAQUE | IDYLLA SILMAROVI (MG) + JUÃO NYN (RN/SP)

Data: 16 a 19 de janeiro

Horário: 13h às 16h

Local: Mercado Central/Solar dos Abacaxis (Rua do Senado, 48 – Senado)

Apresentação de resultados dias 20 e 21 jan, às 18h

A plataforma Ka’adela vem desde 2021, a partir da parceria com o festival Panorama Raft, realizando cartografias de monumentos coloniais nos espaços urbanos e criando estratégias performativas de disfarce, reocupação e destituição dos imaginários coloniais presentes na cidade na efemeridade das artes da presença. Dessa forma, propõe a reativação de memórias que desafiam os sistemas coloniais e que trazem à tona, por sua vez, as memórias ofuscadas por esses mesmos sistemas que estão presentes não na arquitetura das cidades, mas nos corpos.

Comemorando os 30 anos do Festival Panorama, Ka’adela propõe abertura do processo criativo com o público, em formato de residência artística para criar, coletivamente, uma ação com mais corpos, criando novas redes de contra ataque à este imaginário colonial. 

Dessa forma, as pessoas interessadas à essa discussão e experimentação são convocadas a somar forças para a criação de um ato coletivo que inicia no monumento ao Visconde de Mauá e finaliza no monumento à Dom Pedro I no centro do Rio de Janeiro. 

Será uma semana de residência teórico-prática, com es artistas Idylla Silmarovi e Juão Nyn, para a criação de uma ação coletiva. A residência trata sobre as questões em torno dos imaginários coloniais, o roubo e apagamento de memórias nativas deste território, bem como nas possibilidades e impossibilidades de ocupação e destituição destes monumentos. Todo este processo de investigação e experimentação em residência culminará na ação chamada Ka’adela – ação coletiva de contra-ataque.

Público: pessoas, artistas e não artistas que se interessem em experimentar processos coletivos de criação de performance. Experiência com dança é um diferencial, mas não um requisito obrigatório. 

Inscrições: até 12 de janeiro

Resultado de seleção:  14 de janeiro

Link para inscrições: https://forms.gle/WYsgwAsSuEcfetnq9

***

BARRICADA | MARCELO EVELIN (PI) 

Data: 16 a 20 de janeiro

Horário: 18h às 22h

Local: Mercado Central/ Solar dos Abacaxis (Rua do Senado, 48 – Senado)

Apresentação de resultados dia 22 de janeiro, às 16h

O nome barricada refere-se às táticas populares de insurreição que surgiram no século XVI, estruturas únicas e improvisadas que são construídas como um movimento de confronto, mas também funcionam como um espaço de proteção para uma determinada comunidade. Barricada, de Marcelo Evelin, é uma prática coletiva que propõe pensar proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como uma posição política. Uma figura coreográfica na qual um conjunto de corpos encadeados se articula e desarticula para marcar um momento no tempo e no espaço, e questionar noções de autonomia e resistência. Uma arquitetura de corpos firme e porosa, que interrompe fluxos, desloca identidades e fricciona fronteiras. 

Este projeto vem sendo desenvolvido por Evelin e pela Demolition Incorporada, sua plataforma de criação, desde 2019. Mais informações: demolitionincorporada.com/barricada

Público: Pessoas, artistas e não artistas que se interessem em experimentar processos coletivos de criação de performance. Experiência com dança é um diferencial, mas não um requisito obrigatório.  É necessário ter mais de 18 anos e estar disponível para tocar e ser tocado exaustivamente pelo outro.

Inscrições: até 10 de janeiro

Resultado de seleção: 12 de janeiro

Link para inscrições: https://forms.gle/fghRCg1xRS3yTan4A

Ficou com alguma dúvida? Escreve para a gente: comunicacao@panoramafestival.com

Informamos que a participação nas residências artísticas do Panorama 30 Anos é voluntária e será realizada mediante assinatura de termo. O Festival Panorama não se responsabiliza pelos dispêndios de transporte e alimentação. Outras informações serão divulgadas após resultado de seleção. Todas as inscrições serão notificadas por e-mail e/ou telefone.